| 0 Comentários

Sobre o concurso
O Concurso Literário Escritor Contemporâneo é uma iniciativa do romancista Roberto Laaf em parceria com o selo editorial Alcantis para dar oportunidade a talentos estreantes na literatura nacional, garantindo-lhes a oportunidade de lançar seu primeiro trabalho literário em uma compilação séria, destinada ao exigente público leitor.

O concurso é voltado àqueles que pretendem iniciar uma carreira literária, e tem por finalidade selecionar contos inéditos para a organização de uma coletânea que atenda todos os padrões de qualidade defendidos pela Alcantis.

Sobre o conto
O conto deve obrigatoriamente possuir abordagem romântica, e esta deve permear a sensibilidade existente no relacionamento apaixonado entre duas pessoas, independentemente de suas características socioculturais. A história proposta deve ser pungente, norteada pelos aspectos mais profundos encontrados no amor romântico, não necessariamente resultando em um final feliz.

Independentemente da época escolhida para a ambientação do conto, o mesmo deve ser elaborado levando-se em conta os aspectos da realidade humana, e não devem trazer elementos sobrenaturais, futuristas ou quaisquer características que não estejam em consonância com o teor empírico desejado para a coletânea.

Condições gerais do concurso
Para a seleção dos contos serão observados os aspectos técnicos da literatura e as regras básicas de utilização da língua portuguesa, de forma que é extremamente importante que os contos estejam bem escritos e em conformidade com estas observações.

A avaliação será realizada pelo núcleo editorial da Alcantis, e a decisão quanto aos contos escolhidos será soberana, não cabendo qualquer recurso por parte dos candidatos inscritos no concurso. 

O lançamento da coletânea será realizado no final do mês de novembro deste ano, na cidade do Rio de Janeiro, em local a ser definido de acordo com a conveniência da Alcantis e dos organizadores da coletânea.  

Despesas com transporte e hospedagem serão de responsabilidade dos autores (ou seus responsáveis, quando menores de idade) que queiram participar da noite de autógrafos que será promovida pela Alcantis.


Etapas do concurso:

Etapa  1 - Junho e julho
Período de inscrições.

Etapa 2 – Agosto
O núcleo editorial Alcantis selecionará até 40 contos para avaliação dos organizadores da coletânea.

Etapa 3 – Setembro
Os organizadores da coletânea selecionarão 14 contos entre os classificados na etapa de avaliação do Núcleo Editorial Alcantis.
Etapa 4 – Outubro
Preparação da obra e de todo o material de apoio para sua publicação

Etapa 5 – Novembro
Publicação e lançamento da coletânea com tarde ou noite de autógrafos em local a ser definido pela Alcantis


Pré-requisitos para participação no concurso:

O autor...
  • deve ter nacionalidade brasileira;
  • não pode ter obras literárias de qualquer natureza já publicadas;
  • que tiver idade inferior a 18 anos deverá enviar autorização dos pais ou tutores responsáveis junto ao material de inscrição para o concurso;

O conto...
  • deve ser de autoria exclusiva do autor inscrito;
  • dever ser inédito em todos os meios de comunicação;
  • não pode ser divulgado ao público até o término do concurso;
  • precisa ter de 8000 a 16000 toques (incluindo espaços).


Todas as orientações e especificações técnicas exigidas para a preparação do conto serão envidas para o e-mail dos candidatos inscritos, e, ao observá-las, cada candidato produzirá um conto de seis a 14 páginas.

Saudações!
If you have enjoyed this entry. Please feel free to bookmark it using your favorite social bookmarking site

Postar um comentário